sábado, 16 de março de 2013

"Insert" de butano para Zippo, da Thunderbird

O insert e a suave chama lateral
Caros amigos, eu considero que um ponto "mal resolvido" no universo cachimbeiro é o isqueiro para cachimbos da Zippo. Não que a qualidade não seja boa, pois a marca é um ícone, e há muitos cachimbeiros que são adeptos. Mas o foco da empresa não é no setor cachimbeiro, e eu, pessoalmente, tenho duas reservas quanto ao produto. Primeiro, a menos relevante, que é o cheiro de nafta e o fato dela evaporar muito rápido do reservatório. Segundo - e este sim, grave para mim - é o fato de termos que puxar a chama para dentro do fornilho com muita força, e demoradamente, se ele não estiver lotado de tabaco, o que causa uma sensação bem desagradável na garganta. Por este motivo, eu havia simplesmente abandonado o meu Zippo.

Por conta disso, e para voltar a usá-lo (pelo menos o case), resolvi tentar este insert da Thunderbird, e o investimento valeu a pena. O Zippo vai continuar não sendo o meu acendedor preferido, mas agora vou usá-lo um pouco mais. O butano traz muitas vantagens em relação à nafta. Não evapora, porque o reservatório é fechado; além disso, e mais importante, a chama é mais leve, delicada, direcionável e mais fácil de ser puxada. Para completar, ela sai de um lado apenas do queimador (ao contrário do Zippo), o que facilita ainda mais o direcionamento e a puxada. A única vantagem da nafta - ao meu ver - é o fato da chama dela ser mais resistente ao vento, mas eu não fumo onde tem vento. Recomendo, para aqueles que têm reservas semelhantes às minhas quanto ao queimador original do Zippo.

Encaixe perfeito do insert da Thunderbird no case da Zippo

3 comentários:

  1. Prezado confrade, eu sou um fã incondicional do Isqueiro Zippo, mas reconheço que ele não é perfeito, assim como nada é perfeito.

    Achei interessante sua colocação que o liquido do Zippo evapora muito rapidamente...mas dos isqueiros que tive foi o que mais durou, o de gás por exemplo, era muito chato ter de estar toda hora recarregando...por isso pergunto, o Corona Oldboy dura bem mais até ter de recarregar novamente???

    Outro fato que fiquei pensando, é verdade que o Zippo não tem seu foco no setor "cachimbeiro", mas qual marca de isqueiro que tem seu foco no setor cachimbeiro?

    Outra questão, o da puxada para a chama atingir o tabaco, nunca senti muitooo essa dificuldade, salvo em fornilhos muitooo altosss...mas mesmo assim consegui com tranquilidade...

    Por fim, achei muito legal esse inserto, ele cumpriu sua função confrade, qual o tempo em média de duração desse inserto? Ele seria recarregável??

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    P.S. Confrade amigo, fiz todas essas perguntas porque achei interessante e realmente tenho essas dúvidas, mas em momento algum para ser desagradavel, se o fui já peço desculpas. Fiz porque gosto de trocar idéias e conversar quando efetivamente o assunto me agrada... e eu como fã do Zippo´já viu né....

    ResponderExcluir
  2. Olá confrade,

    De modo algum me importo em responder perguntas, pois tb gosto de trocar ideias e tb faço perguntas, como sabe... hehehe. Vamos a algumas respostas:

    Eu nao tenho um Corona. O meu old boy é barato, da Vertigo. Diria que tenho que recarregá-lo a cada 3 ou 4 semanas, ou um poco mais - dependendo do uso. Já o meu Zippo eu tinha que carregar semanalmente, usando ou não.

    Não sei dizer se algum fabricante de isqueiros tem seu foco na cachimbeiro, mas alguns possuem linhas dedicadas e grandes, já há tempos e uma tradição em manter tais linhas sempre atualizadas e eficientes. E me parece que investiram mais tempo em projetos para cachimbos. Não digo q a Zippo deveria fazer o mesmo, ou teriam que diversificar demais sua produção, aumentando custos sem o devido retorno. Nos fizeram um "agradinho" que não custou muito, apenas modificando levemente o queimador original, sem criar uma linha propriamente dita.

    A puxada no Zippo: eu tb consigo acender um meio fornilho com ele, mas me queimou a garganta toda vez que tentei. Qdo digo "queimou" é no sentido figurado é claro, pois não houve queimadura, mas deixou um sabor e uma sensação desagradáveis, e meu paladar ficou meio adormecido. OU seja, ele é totalmente usável, mas pelo menos a mim, causa essa sensação que eu realmente não gosto (quando o fornilho não está cheio).

    Sim, o insert é recarregável, como qq isqueiro completo. Ainda não sei sobre a duração, pois faz só uma semana e usei pouco. Calculo q deva durar tanto qto o old boy... mas não sei ainda. Detalhe interessante: ele veio carregado, apesar dos sites dizerem que o enviam vazio, por exigẽncias legais.

    Abraço, confrade!

    ResponderExcluir
  3. Achei numa loja americana chamadw Tobacco Barn.

    ResponderExcluir