segunda-feira, 18 de março de 2013

Que miséria!!!

Caros confrades, me perdoam se eu soar esnobe ou revoltado, mas o primitivismo e a falta de acesso a tantas coisas que ainda há no Brasil me assustam. Afinal, não somos um dos maiores países e agora também uma das maiores economias do mundo? Esta minha crítica se refere a todos os aspectos do nosso país (especialmente os não-materiais e tão importantes), e por isso mesmo eu resolvi ir embora, e hoje moro no Canadá.

Como estou indo a visita, resolvi pesquisar um pouco do mercado de cachimbos e tabacos, um pouco por curiosidade e um pouco na esperança de comprar algo e trazer para cá na volta, usando a minha quota de importação de tabaco - não porque aqui falte, mas porque é caro devido a impostos que foram criados para diminuir o número de fumantes, e que também incidem quando compro tabacos dos EUA.

E o que eu encontro nos sites das maiores tabacarias brasileiras? Misturas de farmácia!!! E mesmo assim, poucas!!! Borkum Riff e Capitain Black. Fora isso, apenas uma ou duas marcas melhorzinhas, mas a preços que são 3 ou 4 vezes o que se paga aqui. Ou seja: variedade nenhuma e a preços ridiculamente altos, que eu não pagaria nem se quisesse comprar esses tabacos. Claro que eu não esperava que num aspecto tão sofisticado e exclusivo (e supérfluo) como tabacos a coisa fosse melhor do que em aspectos mais importantes e necessários que afetam toda a população e não apenas um grupinho de gente que resolveu fumar cachimbo mas, mesmo assim, a coisa é feia. Ainda é muito melhor e mais barato comprar coisas de alta qualidade aqui em cima (e com ampla variedade) mesmo com toda a carga de impostos que eles colocam! Ainda é melhor e mais barato! Me desculpem o desabafo. Há momentos em que não consigo evitar.

6 comentários:

  1. Perfeitas tuas colocações confrade!!!!

    Se a vida de cachimbeiro já é dificil no mundo, imagina no Brasil...nas tabacarias nacionais, basicamente encontramos, como o confrade bem colocou "as misturas de farmacias" e Davidoff, Amaretto....e o preço lá em cima!!!

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo né, confrade?
    Não tem como não se revoltar com isso.
    Não apenas a questão da injustiça em termos de impostos e preços em si,mas essa noção de que devemos nos contentar com pouco e qq coisa. Somos gente de terceira.
    Eu fico muito chateado. E, p/ piorar, não é só com cachimbos que tal coisa acontece, como todos sabemos.

    Mas, voltando aos tabacos, eu compro GL Pease a 8 dolares nos EUA! Daí vendo coisas mais ou menos no mesmo patamar por 4 vezes o preço eu fico atordoado. E mesmo pagando, são coisas "mais ou menos" no padrão, pois nem se encontra um GL Pease, por exemplo, pelo menos não nos sites q visitei. Muito frustrante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Agora confrade, você está tendo um pouco de noção da minha realidade, somente mesmo em viagens, ou quando algum conhecido vai...ou em alguns blogs brasileiros´.....ou mesmo nos sites internacionais que dai o custo beneficio fica bem melhor.

    O resultado final é que o amigo consegue ter 10 latas abertas (e merecidas!!!) e eu luto para ter umas 5 ou menos...

    um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir
  4. É confrade, agora eu realmente entendo.
    Qdo morava no Brasil eu ainda não era cachimbeiro, e não tinha noção.
    No máximo eu fumava um charuto nacional de vez em qdo (isso até q é mais fácil e barato).
    Às vezes me pego imaginando se seria possível abrir uma boa loja aí, e se os impostos nos permitiriam vender coisa boa a preços decentes... mas no Brasil tudo desanima.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Verdade confrade, aqui a coisa não é fácil!!!

    Mas confrade, tenho uma curiosidade, aqui no Brasil é dificil cachimbar na rua, praças, parques, pq pensam que seria um cachimbo com drogas ilicitas. Aí no Canada, se cachimba com tranquilidade em lugares abertos publicos? O confrade ve cachimbeiros aí? Como está essa questão no Canada?

    Um abraço e desde já obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
  6. Ola confrade,

    De modo algum isso existe no Canada, pois aqui nao se marginalizam as pessoas, nem mesmo as que cometem atos iloicitos, pois ja vi pessoas fumando maconha na rua. Isso daria problema com a policia, mas ninguem fica julgando os outros ou agindo de forma preconceituosa.

    Qto aos cachimbeiros, nao ha tal suspeita, jamais havera, e mesmo se houvesse, nao seria algo marginalizante. Sim, eu vejo cachimbeiros nas ruas, mas muito poucos, pelo fato de poucas opessoas fumarem cachumbo hoje em dia, mas os vejo sim, e ninguem nem imagina que eles estejam usando drogas ilicitas, pq as pessoas aqui sao bem informadas, e sabem a diferenca. Enfim, nao se pode cachimbar em muitos locais publicos por causa das leis anti-tabaco, mas nada a ver com suspeita de drogas. Em lugares onde se pode fumar, eu vejo uns poucos cachimbeiros sim, e sem sofrer preconceito ou suspeita alguma.

    Abraco!

    ResponderExcluir