domingo, 16 de dezembro de 2012

Ozark Mountain da MM

Como é de conhecimento geral, a Missouri Meerschaum é uma fábrica de cachimbos de sabugo de milho - e a melhor do mundo. Mas aqui vai uma curiosidade: eles também fabricam modelos em madeira de lei!

Eu não sabia disso, e julgava que o briar era a única madeira utilizada industrialmente na fabricação de cachimbos, no que estava enganado. Assim sendo, e por serem tão baratos, resolvi comprar os dois modelos para experimentar. Eles são totalmente feitos de madeira de lei barata e têm dois acabamentos diferentes: maple (para piteira reta) e cherry (para piteira curvada), mas na verdade são feitos de birch.

E aqui vai a resenha: são levíssimos, bonitos (em seu próprio estilo) e funcionam quase tão bem quanto os sabugos. A única diferença é que esquentam um pouquinho, pois a madeira "respira" menos do que o sabugo, e tem acabamento externo - o que irradia menos calor; mais ainda assim são mais frios que briar. A maior diferença, ao meu ver, é o sabor. A madeira de lei empresta um pouco de sabor à fumaça, e isso pode ser bom ou ruim. Para quem quer o puro sabor do tabaco é ruim mas, para quem gosta de um toque amadeirado, é bom. Nas vezes em que os fumei, eu percebi o sabor, mas ele não me incomodou. Com certeza, não serão dos meus cachimbos mais usados, mas posso dizer que gostei deles, não apenas pela curiosidade, mas por terem um caráter um tanto diferente de todos os outros.


3 comentários:

  1. Olá. Primeiramente parabéns pelo Blog, muito interessante , informativo e escrito realmente por um especialista. Eu gostaria de perguntar se você sabe se existe algum tipo de importação do Brasil dos modelos MM, em especial esse de madeira de lei Maple.Grato, Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo,
    Obrigado pelas gentis palavras. Eu não me considero um especialista, mas apenas um cachimbeiro que sabe o que gosta rs. Mas tem muita coisa que eu não sei.
    Não sei se voce sabe, mas eu não moro no Brasil. Entretanto, há importação dos MM sim, porque eu já cheguei a ver em anos passados alguns deles em sites de tabacarias brasileiras que eu estava olhando apenas por curiosidade, para medir a enorme diferença de oferta e preço entre o Brasil e a América do Norte. Não me lembro dos nomes, mas me lembro de ter visto MMs em alguns sites. Desculpe não poder ajudar mais.
    Abraço,
    Alex

    ResponderExcluir
  3. Olá Alex. Muito obrigado mesmo assim. Realmente os preços aqui no Brasil, ainda mais de modelos diferentes e fora do comum é bem elevado. Acho muito interessantes os alouçados também, estilo holandês e inglês do século XVIII. Mas infelizmente não vemos por aqui para aquisição. Mais uma vez parabéns pelo blog. Um abraço,
    Eduardo.

    ResponderExcluir