terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Robusto da GL Pease

Eis mais uma ótima mistura para aqueles que gostam de charuto, e creio que será a última que experimento por enquanto, pois as outras que sei da existência são mais suaves, e eu gosto apenas das fortes. Cheguei a tal conclusão depois de experimentar o Key Largo, que é ótima, mas é um tanto leve demais para mim.

A comparação vai ser feita com base no Billy Budd, que é a minha mistura favorita dentre todas. Quanto aos ingredientes, são quase os mesmos: virginia, latakia, orientais e folhas de charuto Maduro (única diferença: o BB tem burley em vez de orientais).

Achei o corpo e o sabor bem parecidos, e as diferenças são: embora também seja bastante encorpado, o Robusto é menos pesado do que o BB porque tem orientais em vez de burley, e eles sofisticam um pouco o aroma e sabor. Também tem bem menos latakia, o que aumenta a sutileza. É muito gentil com a língua mas nem tanto com as narinas. O sabor é bem esfumaçado, de terra, café, chocolate - o que me lembra bastante o dark fired, muito embora ele não esteja presente na mistura - creio que é porque o charuto tem um caráter bem semelhante ao dele.

Enfim, embora eu ainda prefira o BB, o Robusto é um que está no mesmo patamar de qualidade, sabor, corpo e satisfação. Bem encorpado, queima bem e traz aquele sabor especial e forte de charuto, "arredondado" pelo latakia e orientais. Para quem gosta do estilo, eu recomendo muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário