quinta-feira, 18 de julho de 2013

Savinelli Baronet Bruyere Author 320 EX


Finalmente, um "author"! Há tempos eu vinha desejando um cachimbo neste modelo, por duas razões principais: primeiro, o design extremamente tradicional (embora atualmente pouco comum) e charmoso; segundo, o tamanho do fornilho, que veio a preenchar um vazio na minha escala. Digo isso porque tenho fornilhos minúsculos, pequenos, médios e enormes. Faltava um "apenas" grande. E eu estava esperando pela oportunidade de encontrá-lo numa série que me agradasse e que não fosse muito cara.

A série "Baronet Bruyere" é das mais acessíveis da Savinelli, e nem por isso deixa de ser magnífica, pela sua rusticação maravilhosa a jato de areia, sempre num negro profundo, ao mesmo tempo fosco e brilhante. A textura nos lembra a de ferro fundido ou pedra talhada e, no geral, eu achei perfeita para o clássico modelo "author" que, como podem ver pela foto, é relativamente curto, e muito maciço, com o fornilho quase redondo, largo e bem grande, tanto por dentro quanto por fora - tamanho 320 EX. Isso faz dele uma atração em si, e quando esquecido em cima da mesa, mais parece um objeto de decoração do que um cachimbo. Quem não é cachimbeiro, com algum esforço de imaginação, pode ver nele uma miniatura de panela de ferro, um pequeno cinzeiro ou mesmo um peso de papel. O modelo, totalmente másculo, realmente aparenta peso, ainda mais nesta série e modelo tão "encorpados"!

A sensação de segurar este fornilho é muito agradável, pois ele enche a mão que, colocada em volta dele, se fecha, mas por muito pouco. Há uma intensidade e um volume perfeitos para fornecer o máximo de prazer e satisfação - e com estilo. Quanto ao funcionamento, é o briar que posso fumar por mais tempo e o que menos esquenta, pelo tamanho do fornilho, a largura da piteira e a grossura das paredes. Faz bastante fumaça, com aquecimento mínimo. Isso eu estava procurando! Virei um fã incondicional deste modelo e, dentre todos os meus briars, só ele vai competir seriamente com os corncobs na minha rotação. Enfim, nem sei mais o que dizer desta aquisição. Simplesmente fantástica, e era tudo que me faltava até o momento, enquanto cachimbeiro. Estou apaixonado!


5 comentários:

  1. Muito belo confrade!!!! Eu que costumo visitar seu blog com certa frequência, de todos os seus cachimbos, esse é o que mais me cativou!!!!

    Além de ser bonito, simpático, com um fornilho esteticamente perfeito como todo seu conjunto, ainda passa uma ideia de aconchego, de boa cachimbada!!!

    Parabéns!!!

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, confrade!
    Eu já estava meio desacreditado dos briars (hehehe) mas comprei este pq tb achei lindo.
    Mas, qdo fumei, fiquei maravilhado! É tão prazeroso qto os corncobs, só que é muito mais bonito, né... e dá mesmo uma maior sensação de aconchego e elegância. Simplesmente fantástico!
    Fazia muito tempo que u não ficava tão satisfeito com uma aquisição.
    Valeu, e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do formato do 320 da Savinelli e tenho vários, incluindo um "Gold Spot". O problema (pelo menos para mim) é o peso, que é sempre mais que 70g. Me incomoda porque normalmente seguro o cachimbo na boca ao trabalhar no computador. Mas recentemente, durante um evento patrocinado por Savinelli em Paris, encontrei o mesmo formato "Author" um pouco menor e muito mais leve - o modelo 321 - no modelo, lançado este ano, "Regimental". Veja a foto no SmokingPipes https://www.smokingpipes.com/pipes/new/savinelli/moreinfo.cfm?product_id=311865
    Problema resolvido !

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer, em bom italiano "Punto Oro". Aqui está ele: https://www.savinelli.it/rw2_en/punto-oro-gold-p335gl-6-320-01.html?__from_store=rw2_en
    Lindo, mas veja o peso: 75g - fazendo dele o que chama em inglês um "armchair pipe". O 321 tem apenas 48g.

    ResponderExcluir