segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cachimbo vicia?

O grande mal do tabaco é o fato de viciar algumas pessoas, criando dependência química de nicotina (ou às vezes psicológica também). E isso faz levantar a questão sobre o cachimbo, que muitos consideram uma opção mais "saudável" para o consumo de tabaco, pois seria menos tóxico e menos viciante do que o cigarro.

Com certeza, fumar cachimbo é menos tóxico porque o tabaco costuma ser puro e não tragamos a fumaça. Quanto à viciar, acho possível, mas muito pouco provável. Como sabemos, fumar cigarro é muito fácil, e seus adeptos podem fazê-lo a qualquer hora e lugar, o que pode tornar o hábito muito repetitivo, e levar à dependência. Já, o cachimbo, é mais complicado de ser fumado. Cachimbamos pelo sabor, pelo aroma, e também há o aspecto artístico ou de hobby no cachimbar, que faz com que não o pratiquemos apenas pelo tabaco em si e nem apenas pelo conforto que a nicotina pode proporcionar. E creio que a situação é muito semelhante com os fumantes de charuto pois, assim como os cachimbeiros, não os vemos fumando casualmente pelas ruas, dentro do carro, em bares, na fila de espera, etc.

Pessoalmente falando, para melhor ilustrar o ponto, eu fumo na maioria dos dias, mas não em todos, e o faço pelo prazer geral da coisa - e não por sentir falta de nicotina. Tenho a impressão de que sinto "saudades" de cachimbar, mas não necessidade ou compulsão. Por exemplo: nas minhas ultimas férias, fiquei 40 dias viajando, e durante a maior parte da viagem, eu não cachimbei, ficando inclusive por mais de 10 dias seguidos longe dos cachimbos e sem sentir falta. Ou seja, cachimbar é algo que faço frequentemente mas não por vício e nem necessidade. Por isso eu digo que, embora possam existir viciados, cachimbo raramente vicia. Quero dizer, vicia bastante sim, mas apenas no sentido de querermos comprar mais e mais cachimbos! É um vício estético! Mas isso só afeta o bolso, e não a saúde... hehehe.

Um comentário: