domingo, 26 de maio de 2013

Calabash autêntico!

Confrades, estes tempos têm sido de aquisições fantásticas. A de hoje é um Calabash. E ele é autêntico por um motivo que alguns desconhecem: enquanto a maioria dos cachimbos deste modelo hoje em dia são esculpidos em algum tipo de madeira, este é montado sobre uma cabaça natural, que em inglês chamamos "gourd". Tais cabaças são (ou eram) cultivadas para este fim específico, já no formato que vemos no cachimbo; ou seja, não são esculpidos. A não ser que consideremos a natureza como  artesão responsável. O fornilho, como de costume, é feito de meerschaum. A piteira não é a tradicional do modelo (geralmente preta e mais vertical). Tem uma cor de âmbar escuro, e é mais leve, com uma curvatura mais suave e horizontal.

É a primeira vez que tenho um Calabash em mãos, e posso dizer que é uma peça impressionante. Lindíssima, bem grande e agradabilíssima aos olhos e ao toque. A fumada é ótima e fria, pois o tamanho do cachimbo assim determina, sem falar que ele tem uma câmara grande debaixo do fornilho, e a piteira é bem longa. Com certeza, é mais um cachimbo para momentos especiais, inclusive por ser tão luxuoso. Únicos pontos "negativos" (se é que posso chamá-los assim) que notei são dois: a puxada tem que ser um pouco mais forte, seja pelo tamanho do cachimbo e do fornilho (razão mais provável), ou seja pelo fato de talvez a vedação entre o fornilho e o corpo não ser total (mas não posso afirmar isso com certeza, pois o encaixe me parece perfeito). Entretanto, só percebi isso durante o acendimento. Deve ser mesmo uma questão de tamanho, pois ele é maior do que aparenta ser na foto. O segundo ponto seria o fato do cachimbo não sentar e precisar ser segurado o tempo todo, a não ser que se adquira ou improvise um suporte específico para tal fim - o que não se faz necessário, pois é um prazer segurá-lo.

Enfim, estou muito satisfeito e ainda impressionado com o grau de sofisticação deste cachimbo, que podemos chamar de "grande" em todos os sentidos. Mal posso esperar pela segunda fumada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário