quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Misturas "de farmácia" e padrões de qualidade

O que vou dizer aqui não é de modo algum uma tentativa de ser esnobe e nem de discriminar gostos diferentes dos meus - que eu respeito, mas apenas alertar sobre algo que pode confundir novos cachimbeiros quando explorando possibilidades no mundo dos tabacos:

Como sabemos, existem misturas "premium" de blenders famosos e respeitados, com aquele estilo "artesanal" e sempre usando tabaco de primeira qualidade, além de muita experiência e arte. E existem as chamadas "misturas de farmácia", mais "industriais" cujo nome vem do fato de serem encontradas não apenas em tabacarias, mas também em farmácias, postos de gasolina, supermercados e etc (pelo menos nos EUA), por serem mais populares. Obviamente, elas usam tabacos inferiores, são mais simples, baratas, e geralmente aromatizadas - o que não quer dizer que sejam ruins! Embora a diferença de preço entre esses dois grupos não seja muito grande, a qualidade e o estilo são extremamente diferentes. Seria como comparar "Ki-suco" de uva com vinhos finos.

Como eu já disse, não estou discriminando, nem julgando, e acho que cada um deve consumir o que gosta, sem essa de algo ser "bom" ou "ruim". Agir assim seria pura futilidade e "pose". Mas o fato é que, quando começamos a pesquisar sobre tabacos, encontramos opiniões que os avaliam no mesmo patamar, e isso é enganoso pois, muito além da qualidade, o estilo é muito diferente, e as expectativas podem ser frustradas, dos dois lados. Ou seja, mesmo que Ki-suco e vinho tinto sejam igualmente ótimos, não se deve compará-los do mesmo modo, pois são muito diferentes - e quem quer um não vai gostar do outro.

Me parece que muitos cachimbeiros apenas conhecem misturas de farmácia, seja porque eram fumantes de cigarro (daí qualquer mistura vai ser boa) ou porque foram influenciados por outra pessoa, não têm interesse ou tempo para procurar outras coisas,  ou simplesmente porque não têm acesso a algo que não seja muito simples. São essas pessoas que geralmente só fumam aromáticos (sem terem nunca provado outros tipos). Minha dica é a seguinte: independente do seu gosto pessoal, procure aprender a diferença, nem que seja apenas para saber procurar melhor pelo tipo de mistura que lhe agrada. Uma pessoa que dá nota 10 para um Half and Half não é a mesma pessoa que dá nota 10 para um HH Dark Fired (pois estão em esferas diferentes). Ler opiniões é o modo como geralmente nos decidimos pelas misturas que adquirimos, e isso pode nos confundir demais, caso não estejamos conscientes dessa problemática. Um Ki-suquinho pode ir muito bem num dia quente na praia, mas o vinho vai melhor com queijo em frente à lareira. Sem preconceito, julgamento ou esnobismo, temos que entender isso - mesmo se preferimos a simplicidade.

2 comentários:

  1. Olá confrade!
    Achei bem bacana seu blog. Sou iniciante na arte das cachimbadas. Desculpe a indescrição, mas vejo que você fuma bastante tabaco importado, você adquiri aqui mesmo no brasil??? Tem alguma dica? Abç!

    ResponderExcluir
  2. Olá confrade!

    Muito obrigado e seja bem vindo.
    Qto à sua pergunta, a razão é que na verdade eu moro no Canadá e só compro online, dos EUA (mais barato do que se eu comprar aqui em tabacarias). Daí acabo tendo, além da economia, a opção de vários tabacos importados. Eu sempre compro na Smokingpipes.com

    Abraço!

    ResponderExcluir