Vocês já sabem o quanto eu gosto e escrevo sobre os cachimbos de sabugo da MM, mas o post de hoje é especial. Isso porque vou falar do melhor de todos, o MacArthur.
Começando pela história, este modelo é quase igual ao que a empresa fabricava especialmente para o General Douglas MacArthur, figura importantíssima da 2a Guerra Mundial. A única diferença é que no modelo dele, a piteira ficava um pouco mais alta no fornilho. Eles a deixaram mais baixa por questão de racionalidade no design, para que ela ficasse mais na base do fornilho, facilitando assim a queima de todo o tabaco em seu interior.
Por que eu digo que é o melhor de todos? Simplesmente porque é o que funciona melhor, o mais frio e seco de todos. O mais prazeroso. Mas isso não é mágica e nem mistério pois, notando-se o tamanho dele, podemos imaginar as vantagens que teremos. Um bom cachimbo depende de bom design, engenharia e material. Mas o tamanho ajuda muito, porque quanto maior a superfície dele, mais ele vai absorver e dissipar umidade e calor.
Única crítica - também óbvia e inevitável: não é um cachimbo prático - justamente pelo tamanho, mas o prazer de fumá-lo é incomparável. Apesar de grande, é muito leve e agradável ao tato. Não é para iniciantes, pois é mais difícil de encher e de re-acender, não é para qualquer lugar ou momento, pois precisa de mais cuidado, e tempo para ser degustado, de forma prolongada. É ideal para noites solitárias, ou batendo um papo bem tranquilo ou ainda assistindo aquele filme clássico que nunca acaba. Eu demorei para tomar coragem de comprá-lo pois imaginava que ele seria muito difícil de re-acender e também que eu não gostaria de uma cachimbada tão longa, mas estava enganado. É relativamente fácil mantê-lo aceso, e a a fumada, apesar de bem mais longa do que a média, é muito agradável, relaxante, e não chega a ser exagerada.
Enfim, não sei se posso dizer que é meu melhor cachimbo, pela questão do tamanho não ser apropriado para qualquer situação, mas é o que eu mais gosto de fumar. Ele é fabricado com fornilho natural ou com acabamento externo, mas eu recomendo o natural, que "respira" mais e é mais estiloso, na minha opinião. Quem não é muito iniciante e gosta ou já ouviu falar das qualidades dos sabugos precisa ter um desses, que eu carinhosamente chamo de "churchwarden da roça". Simplesmente imbatível em termos de prazer. Fantástico.
MacArthur natural com piteira reta |
Excelente post, completo!
ResponderExcluirAté me deu vontade de adquirir um, muito estiloso!!!
Obrigado confrade!
ResponderExcluirÉ um belissimo cachimbo. Até eu demorei para adquirir um, mas não me arrependo.
Parabéns por mais um excelente post, acho muito interessante esses cachimbos utilizados por militares.
ResponderExcluirAinda sou um novato nesta área, mas com certeza ainda terei um desses na minha coleção!!
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir