quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O que faz uma cachimbada ruim?

Depois de um ano cachimbando e aprendendo muito, além de muitos momentos de prazer, ainda acontece, de vez em quando, uma cachimbada ruim. Estava pensando sobre isso, enquanto degustava uma bela mistura balcânica num churchwarden - numa ótima cachimbada um dia depois de uma não tão boa. Encontrei as seguintes possíveis razões:

1) A mais óbvia: inexperiência. Quando começamos, é sempre ruim, ainda que não percebamos! Sempre fumamos rápido, quente, molhado e ficamos com a boca "queimada". Mas já não é o meu caso.
2) Ainda óbvia, mas um pouco menos "fatal": o material. Cachimbos e tabacos de baixa qualidade também têm tudo para criar uma experiência não muito interessante, mas que pode ser evitada em parte com experiência e boa vontade. Outra possibilidade mais sutil é uma má parceria entre o cachimbo e o tabaco, que às vezes não combinam.
3) Por fim, a menos perceptível de todas: o estado de espírito. Mesmo quando nos tornamos mais experientes, muitas vezes não prestamos atenção em nós mesmos e fumamos em momentos não apropriados, seja porque estamos tensos, ansiosos, cansados ou chateados - e isso equivale à falta de técnica. O resultado é ruim, e não conseguimos nada do que esperamos de uma bela, relaxante e saborosa cachimbada. Por isso o cachimbo é algo tão especial - você precisa conhecê-lo, saber quando usá-lo e ser digno dele. E isso inclui seu estado de espírito, que deve ser sempre sereno. O cachimbeiro deve ser, acima de tudo, um gentleman.

4 comentários:

  1. Confrade, estou virando fã de seu blog, esse post retrata realmente o espírito da nobre arte no que tange a o que leva a se ter uma boa cachimbada ou uma cachimbada ruim.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, confrade!
    E seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Fala Confrade, muito legal este post, principalmente para iniciantes como eu kkkk Você teria alguma dica de tabaco para utilizar em um cachimbo Churchwarden?? Fiquei muito tentado a comprar um cachimbo dos MacQueen, mas como moro no Brasil e sou estagiário (resumo para cara sem dinheiro) resolvi comprar um de um rapaz que fabrica cachimbos artesanais aqui no Brasil, estou muito ansioso pela chegada da minha primeira aquisição kkk E para que eu não tenha uma primeira cachimbada "traumática" por assim dizer, você teria algum tabaco para me indicar?? Mais uma vez, parabéns pelo blog!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, confrade!
      Muito obrigado e parabéns pela aquisição!
      Churchwardens não são os mais práticos e nem para o dia-a-dia, mas são deliciosos, tanto na fumaça quanto no aspecto artístico e estético da coisa. Eu uso em momentos especiais.
      Quanto a dica de tabaco, fica difícil, porque isso envolve muito gosto pessoal, mas vou tentar dar umas dicas gerais: 1) eu odeio aromáticos e eles tendem a esquentar mais (mas muitos iniciantes gostam); 2) para o confrade que é iniciante, eu sugeriria alguma mistura balcânica ou de virginia para começar. Uma muito comum para este fim é a Vanilla Cream da MacBaren, que pode ser considerada aromática, mas não chega a me irritar - ela é suave, tem bom sabor e queima bem, além de não ser das mais caras, mas a do saquinho é melhor do que o flake (foi minha primeira). É boa para iniciante. Já, para um pouco mais de sofisticação, uma mistura balcânica (inglesa com latakia mas de corpo apenas leve ou médio) também é uma ótima pedida, e várias marcas tem alguma nessa categoria. Paro por aqui se não já começo a sugerir coisa muito forte kkkkk. Abraço!

      Excluir