Eis uma mistura da série "Old London" muito falada no começo do ano e muito diferente devido aos vários caracteres que ela reúne de modo muito pouco convencional, o que faz dela uma daquelas muito difíceis de se classificar. Pode ser chamada de inglesa, pois é baseada em virginias, latakia e orientais - além de um pouquinho de Kentucky. Poderia também ser aromática, pois tem aroma de rum. Por fim, também podemos chamá-la de navy flake, por ser um flake com rum!
O segundo ponto que chama a atenção nela é a sofisticação com muita sutileza e mistério. De cara sabemos que é de alta qualidade, mas ficamos meio confusos tentando decifrá-la. O aroma na lata é muito bom, doce, "molhado" mas é misterioso, e o mistério continua mesmo depois do cachimbo aceso - eu tentei tanto decifrar o aroma que cheguei a ficar com as narinas irritadas - não por culpa da fumaça, que é suave, mas pela minha insistência sem sucesso em querer listar o que sentia. O sabor também é um tanto enigmático, mas não muito: de cara o latakia se mostra dominante (mas com elegância) pois podemos sentir seu "salgadinho" junto ao doce do virgínia, que depois passamos a sentir mais e mais. No fundo, bem discretamente, o tempero sutil mas presente dos orientais e o tom herbal do kentucky. Me lembra o Navy Flake, mas é muito mais sofisticado.
Os flakes são quebrados, macios, fáceis de secar e de colocar no fornilho pelo método plug, pois não são quebradiços, e queimam bem. Minha impressão final sobre esta mistura é: elegância, equilíbrio e sutileza. É doce, mas de modo extremamente equilibrado e leve. É também bastante complexa mas de um modo mais relaxante do que instigante - talvez por ser tão misteriosa e suave, nos levando mais a simplesmente saboreá-la do que a tentar decifrá-la - tarefa que eu achei difícil. Enfim, é saborosíssima de modo leve e sutil, muito agradável, e altamente recomendada, especialmente para momentos onde se busca leveza e doçura com bom gosto, elegância e uma certa complexidade. Serve tanto para latakófilos querendo "pegar leve" com algo um pouqunho mais doce, quanto para fãs de aromáticos querendo se aventurar no universo das inglesas com algo um pouquinho mais encorpado. Um delicioso meio termo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário