Eis uma mistura muito interessante e que eu gosto muito. Inglesa, com bastante latakia, orientais e virginia. Mas também tem burley e folhas de charuto Maduro! Isso mesmo. Acaba sendo muito diferente, com o mesmo corpo das misturas de burley (só que mais sofisticada por conta da folha de charuto) aliado ao sabor "doce e salgadinho" das inglesas.
O sabor e o aroma são bem encorpados, por conta do burley, e "esfumaçado" por ele e pela folha de charuto. E também condimentado com latakia e orientais. A princípio um tanto adocicado pelo latakia, mas deixa um "aftertaste" amargo porém bom, no fundo da boca, como o de uma bela cerveja stout, achocolatada e bem forte. Tem bastante nicotina mas sem exagero; "chapa" se fumarmos bastante ou de barriga vazia. Não é uma mistura para o começo do dia, embora seja tão boa que muitas vezes eu fumo de manhã também, aos fins de semana.
Com todo esse corpo, aroma e originalidade, nosso amigo Billy Budd é uma ótima opção para quem quer algo forte, rico em sabor e um pouco diferente do "normal", mas sem ser extravagante de modo algum. Não recomendo para iniciantes. Mas para quem já conhece as misturas mais básicas, sabe o que esperar e "aguenta o tranco", eu recomendo muito. Esta é, talvez, a minha mistura favorita, se levarmos em conta a frequência com que tenho vontade de fumá-la, pois tem um sabor memorável e é altamente satisfatória em todos os sentidos: sabor, aroma, corpo e equilíbrio.
Excelente resenha confrade, ainda não tive a oportunidade de experimentar um tabaco para cachimbos com folhas de charuto, deve ser algo diferente mesmo. O billy budd já esta na minha lista depois da sua resenha!
ResponderExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!
Valeu, amigo!
ResponderExcluirNa verdade, acho q a folha de charuto aqui é mais um "fetiche", pois quem parece fazer o serviço mesmo é o burley - ou os dois se misturam muito bem. Mas, de qq forma, é uma ótima mistura q vale a pena experimentar.
Abraço!