terça-feira, 29 de maio de 2012

Peterson University Flake

Depois de longo tempo aqui vai mais uma "review" de tabaco e, dessa vez, uma grande novidade: meu primeiro flake. Novidade também o fato de ser uma mistura famosíssima e muito querida, fabricada pela não menos aclamada Peterson irlandesa, tão famosa por seus cachimbos de alta qualidade e uma legião de fãs pelo mundo afora

Flake é uma forma de tabaco onde ele se apresenta em tiras ou fitas, como queiram chamar. Daí temos a opção de esfregá-las na palma da mão para que fique exatamente como o tabaco "normal" ou apenas dobrá-las e enfiá-las no cachimbo. Mas, todo o charme e vantagem do flake está em usá-lo como flake - ou seja - não desmanchar. E qual a vantagem? Uma queima mais lenta, fria, com menos fumaça, onde mais do que nunca entra em cena a regra de ouro do cachimbo: fumar devagar e aproveitar ao máximo o sabor com a menor fumaça possível. Outra dica: funciona melhor em fornilhos pequenos, de preferência mais fundos do que largos. Flakes são ótimos para se fumar ao ar livre, pois apagam menos.

Por fim, vamos à crítica de sabor, propriamente dita. Esta mistura é toda feita à base de Burley e Virginia, como a maioria dos flakes. Bem prensada, curtida e feita à moda antiga. Há um aroma delicioso de frutas (mais especificamente aquelas barrinhas de figo seco) e um leve toque de chocolate. Dá vontade comer as tirinhas! Quando queimadas, o aroma frutado some completamente e resta um gosto bem encorpado, de fumaça e puro fumo. Bem diferente da experiência com misturas inglesas encorpadas, onde o latakia sempre mantém um pouco da doçura e mistério.

Nessas misturas de Burley, o corpo e a profundidade são simples, monodimensionais mas profundos, intensos e agradáveis. Muito bom para variar! Por fim, elas têm muito mais nicotina, o que podemos sentir, pois deixam nossa cabeça meio "leve" depois de um certo tempo - e podem até dar enjôo no iniciante de barriga vazia. Mais uma vantagem: apesar do sabor tão forte, esta não deixa a língua "ruim" depois. Gostei muito desta mistura e de fumar flake - embora leve algum tempo para se acostumar com o ritmo diferente que ele exige de nossa parte e um novo modo de se encher, acender, fumar e degustar o cachimbo. Pretendo explorar mais este universo e adquir novos flakes, além de mais um cachimbo exclusivo para eles.No momento, é claro, estou me deliciando com estes apenas no meu Peterson system que eu vou mostrar aqui em breve, pois tem o tamanho ideal para as tirinhas. Recomendo.

A simpática e famosa latinha quadrada com as tiras de flake atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário