quarta-feira, 16 de maio de 2012

Falcon System

Na minha jornada pelo mundo maravilhoso dos cachimbos com sistema, acabo de adentrar uma outra dimensão: o metal. Existem (ou existiram) diversas marcas, todas surgidas na primeira metade do século XX, quando muitas empresas investiam nesse tipo de inovação tecnológica - buscando uma fumaça seca e fria, e esteticamente influenciados pela "art deco". Hoje, as de relativamente fácil acesso são apenas duas: Kirsten e Falcon. Os Kirsten têm um design diferente - com corpo mais grosso e quadrado, e estão temporariamente fora de produção. Então optei por um Falcon, mais prontamente disponível (em lojas online) e aguardei chegar com muita curiosidade.

Os Falcons são originalmente americanos, mas feitos na Inglaterra, de alumínio e tem um fornilho de briar, que pode ser trocado. A proposta deles é a seguinte: o corpo de alumínio esfriaria a fumaça, funcionando como um radiador de calor, uma pequena "bacia" embaixo do fornilho serviria para conter o líquido oriundo da condensação, que ficaria retido lá. Por fim, pode-se trocar de fornilho (se comprarmos mais de um) e assim, em tese, não é necessário ter vários cachimbos, mas apenas um com vários fornilhos, pois apenas eles precisam de descanso; o alumínio pode ser usado ininterruptamente, não pega gosto e pode ser até lavado.

Comprei um modelo curvado (também existem retos) com um elegante fornilho estilo Algiers (há vários estilos). Após experimentar, eu diria que ele faz tudo o que promete. Realmente a fumaça é bem fria e o líquido fica embaixo do fornilho; há inclusive um aro absorvente opcional que se coloca lá mas não é necessário ao funcionamento do sistema.
Mas ter apenas um Falcon é uma ideia simplória, pois ele não nos dá toda a sensação (inclusive tátil e visual) que um briar dá - muito embora funcione muito bem. Minha única crítica (que talvez seja retirada no futuro, depois de mais uso) é um certo gostinho residual metálico, que pode ser devido ao fato do cachimbo ser novo; mas ainda não sei. Quanto ao visual, o pessoal mais  "conservador" acha um sacrilégio. Mas eu acho até bonito e estiloso, se não os compararmos com os tradicionais briars. Não vai ser meu cachimbo predileto, mas com certeza valeu a compra. É um brinquedinho diferente, interessante e que funciona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário