quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Stratfordshire da C&D

Esta mistura de nome difícil é uma bela MI latakiada, com ótimo sabor, ótimo aroma, corpo entre médio e leve mas com bastante sabor. Tem virginias, latakia, oriental turco e black cavendish. Não tem nada de especial, não é marcante, mas é uma das melhores MIs latakiadas que eu já provei, pelo seu conjunto.

Me lembra um pouco a My Mixture 965 da Dunhill (outra que não me cativou), mesmo sendo boa. Acho que eu não gosto muito do efeito do black cavendish, que tranforma o sabor doce e seco do latakia num sabor doce e úmido, e isso faz muita diferença, pelo menos para mim, que prefiro a doçura seca. Junto com essa umidade da doçura também traz um muito delicado amargor de fundo, que não é ruim, mas também não faço questão (ele també lembra aquele amargor suave de um doce caramelizado, que foi apenas um pouquinho queimado como etapa do processo de caramelização). Notem que estou usando o termo "umidade" no sentido figurado porque não me refiro umidade em sentido literal, mas no sabor, que fica com uma doçura mais "cozida", mais complexa e processada - algo que como eu já disse, lembra um doce caramelizado (no bom sentido, sem exagero) que eu atribuo ao black cavendish e noto não apenas nesta mas em toda mistura que o contém. E eu as prefiro sem ele.

Enfim, apesar da minha falta de entusiasmo, não se enganem: é uma ótima mistura! Muito bem balanceada, com uma certa complexidade, elegância, ótimo sabor e aroma. Eu recomendo; apenas não sou grande fã do estilo específico dela no universo das MIs latakiadas, por causa do black cavendish e minha preferência por sabores mais secos. Mas isso é uma cisma pessoal minha. Outros confrades que não têm cisma com cavendish podem adorá-la, assim como adoram a 965.


Nenhum comentário:

Postar um comentário