quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Guitarra de caixa de charuto

Percebi que mencionei um outro hobby meu, numa resenha da semana passada, que consiste em compor e gravar músicas em casa, num iPad - algo que venho fazendo ultimamente com ajuda de uma guitarra que eu acabei de notar que, de alguma forma, tem a ver com este blog.

Não é uma guitarra de cachimbo, mas passa perto - é uma guitarra de caixa de charuto. É algo bem tradicional nos EUA, especialmente na zona rural e sul do país, mas muito alienígena para nós, brasileiros. Tais guitarras já são um patrimônio folclórico e participaram do desenvolvimento musical daquela região, especialmente do blues, pois são guitarras baratas e que inclusive as próprias pessoas faziam em casa, com os materiais que encontravam. Mesmo escravos já possuiam e tocavam modelos ainda mais simples do que os que se tornaram padrão. Hoje em dia elas são mais atraentes, podem ser usadas como até como decoração, mas ainda são um seríssimo instrumento para certos estilos musicais, mesmo sendo tão simples, humildes e baratas, por que elas têm um som especial, e mesmo potente, quando eletrificadas.

Para nós, cachimbeiros/charuteiros, elas têm um encanto extra, pois são montadas em autênticas caixas de charutos, e você pode ter uma com a caixa de sua marca favorita, se for feita por encomenda. A minha foi, mas eu nunca fumei um charuto da marca escolhida - a Punch, que escolhi apenas pela aparência da caixa. Ela não tem trastes (para ser tocada com slide) e foi feita por um artesão e bluesman do Arkansas:


Abaixo, um close-up da caixa de charuto:


Enfim, achei interessante postar sobre isso por ser algo de alguma forma relacionado à nossa paixão pelo tabaco e também por ser algo cultural e curioso, para o entretenimento dos confrades. Para aqueles que puderem estar curiosos sobre o resultado musical e sobre o que esse caixotinho pode fazer, eis aqui uma amostra da minha música, onde esta guitarrinha tem papel de destaque. É pequenininha, mas é valente. Deve ser o aroma de charuto que restou dentro dela hahaha! Aqui vai um clipinho bem humilde que fiz para uma das minhas músicas onde ela aparece gritando bonito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário