quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Folhas de charuto da C&D

Eu tenho uma predileção que poucos confrades partilham: misturas com folhas de charuto. Gosto de fumar charutos, e gosto do sabor e do corpo que eles podem emprestar às misturas de cachimbo. Por isso resolvi comprar um pouco de folhas de charuto puras, picadas - as as mesmas que a Cornell & Diehl usa nas misturas que eu tanto gosto (especialmente a Billy Budd).

Foi uma experiência estranha e interessante. Estranha quando experimentei o produto: extremamente forte e desagradável. A fumaça parece grudar na boca, e o gosto é ruim. O cheiro no saquinho é natural, mas também nada convidativo. O sabor em si lembra o corpo do charuto, mas não o paladar. Essa não foi uma surpresa, porque eu sabia que se tratam apenas de um tipo de folha bem específico: "wrappers" (usadas na parte de fora do charuto, para enrolá-lo) da Pensylvania. Ou seja, sem os outros dois (ou um) tipos de fumo que geralmente compõe um charuto (nas funções de binder e filler), cuja falta faz toda a diferença, pois só o wrapper é algo como um sanduíche só com pão. Só que, mesmo sabendo disso, achei ainda menos interessante do que eu esperava. Mas só estou contando isso por curiosidade, pois a ideia jamais foi ter o mesmo sabor de um charuto - algo impossível.

A intenção era mesmo aumentar o teor de charuto em algumas misturas de charuto que eu já tenho e também criar outras, aproveitando restos de misturas muito fracas e "aguadas" que eu tenho e não gostei. Já tinha feito esse trabalho de "aproveitamento" com latakia, mas resolvi tentar agora algo mais pesado. E o resultado foi bom (para quem gosta de charuto). Usando por volta de 40% de folhas de charuto (já um enorme exagero pelos padrões da indústria, que prefere "pegar leve" com este ingrediente) consegui misturas bem encorpadas, fortes mas já sem o caráter assustador do wrapper puro. O efeito final agradaria ainda menos confrades, com certeza, mas eu gostei. Valeu a experiência.


2 comentários:

  1. Maravilha!!! Muito interessante sua mistura confrade. Nós, cachimbeiros, adoramos brincar de alquimista! Hehehehe

    Um abraço e excelentes cachimbadas! !!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, confrade.
    Pois é... agora estou mexendo com "drogas pesadas" hahahaha!
    Abração!

    ResponderExcluir