terça-feira, 20 de novembro de 2012

Misturas "de charuto"

Aqui vai uma dica muito boa, sobre algo até fácil de se encontrar, mas que me parece que poucos conhecem ou já experimentaram: misturas de cachimbo com folhas de charuto. Antes de prosseguir, porém, esclareço que são uma boa dica para aqueles que gostam de misturas inglesas, e bem encorpadas! A turma dos aromáticos ou de misturas mais leves provavelmente não vai gostar.

Pois bem, tais misturas não têm a pretensão de nos dar a mesma sensação de fumar um charuto; neste caso é melhor fumar um charuto de verdade. De fato, o que elas pretendem é apenas aumentar o corpo e a "cremosidade" de misturas inglesas. Geralmente elas têm virginia, latakia e talvez também burley ou mesmo uma pitadinha de perique. E o efeito é um fumo mais "pesado", mais amargo, mais forte e ainda mais complexo do que uma mistura inglesa clássica. Justamente por isso talvez elas não são muito populares - por serem talvez encorpadas demais para o gosto da maioria dos cachimbeiros. Quanto ao sabor e aroma de charuto, sim elas realmente têm, mas é apenas parcial; as folhas de charuto são apenas parte da mistura e atuam de forma balanceada pois, como eu já disse, a ideia não é fumar charuto num cachimbo, mas apenas agregar mais este elemento à mistura.

O fato de eu estar partilhando isso aqui no blog é por julgar tais misturas um tesouro ignorado por muitos. Elas têm sido minha primeira opção de tabaco já há alguns meses, e só tenho fumado outros tipos como intervalo entre uma e outra. Já experimentei duas (Billy Budd e Key Largo) e uma terceira já está a caminho (Robusto). Com certeza, para aqueles que gostam de misturas bem encorpadas e complexas, vale a pena experimentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário