segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que é "briar"?

É um tipo de madeira, e o mais utilizado na fabricação de cachimbos. Muitos cachimbeiros (inclusive eu) usam tal termo por um longo tempo sem saber exatamente do que se trata. Mais especificamente falando, mas sem se aprofundar muito, quando usamos tal termo, nos referimos à raíz em forma de um grande bulbo de um arbusto que cresce principalmente na região do Mediterrâneo.

Tal material é perfeito para se fazer cachimbos de madeira porque é muito denso, e assim sendo, não se queima com facilidade. Além dessa propriedade, é muito bonita e permite efeitos visuais maravilhosos quando entalhada por mãos talentosas e criativas, e isso podemos ver em qualquer cachimbo de qualidade, em seus diversos tipos possíveis de acabamento. Dependendo do ângulo em que aparece na superfície dos cachimbos, permite os efeitos "grain" (quando fibras aparecem longitudenalmente) ou "birdseye" (quando vistas em corte frontal, na forma de pequenos círculos, como olhos de ave). Sempre usamos o nome em inglês por tradição e porque tal madeira é mais conhecida assim. Em português, ela tem os desconhecidos nomes de "urze-molar" ou "betouro". Por isso preferimos dizer "briar".

Apenas hoje me toquei da importância dessa informação para os cachimbeiros, por inspiração de um post que li no blog de um confrade cachimbeiro, de onde inclusive roubei uma foto (espero que ele não se importe pelo "plágio"). Por fim, no post dele há informações mais aprofundadas, e o link é este: http://sabordetabaco.blogspot.ca/2012/10/erica-arborea.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário