Eu sou e me declaro um "latakófilo". Um fã incondicional de misturas inglesas, com sua dose generosa de latakia e orientais. Isso, em contraposição às misturas aromáticas, simples e baseadas em virgínias, pelas quais eu desenvolvi até um certo preconceito que, diga-se de passagem, é partilhado por muitos cachimbeiros mais experientes.
Mas um outro "universo" havia sido negligenciado por mim até há pouco: os flakes de virgínia. Eles, que podem também conter cavendish, perique e/ou burley, são uma classe à parte. Embora também sejam baseados em virgínias, são tabacos muito bons, de alta qualidade, encorpados, com bastante nicotina, aroma forte e muito interessantes, além de também sofisticados!
Eu continuo sendo "inimigo" das misturas aromáticas, mas me permití aprender que os virgínias não são os "culpados", pois vão muito além daquilo e podem ser tão fortes e marcantes quanto os latakia, ainda que muito diferentes em sabor. Tudo dependendo do modo pelo qual são produzidos - algo que eu não enxergava em minha ignorância. Devo tal conscientização ao fato de ter me decidido a experimentar o University Flake e o Escudo Navy Flake. Agora, muito embora ainda seja um "latakófilo" acima de tudo, também aprecio e respeito muito os virginia flakes não-aromáticos. Vivendo e aprendendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário