sábado, 18 de agosto de 2012

Ranger da MacQueen Pipes

Aqui vai algo muito interessante, que pode fazer os esnobes olharem torto, mas eu não me importo, pois este é um momento "nerd". Já postei aqui no blog um video de um cachimbeiro alemão mostrando réplicas de cachimbos que aparecem na trilogia "Senhor dos anéis". São cachimbos "de fantasia", assim como existem outros artefatos baseados em ficção, como espadas, por exemplo. Mas, ao contrário da maioria desses produtos, os cachimbos realmente funcionam, e aqui vai a resenha sobre um que eu comprei.

Este é o "Ranger", inspirado no cachimbo fumado pelo personagem Aragorn, que é o "mocinho" da trilogia, embora não seja exatamente uma réplica, pois a fábrica não quer pagar direitos autorais, mas está muito claro. E há outras réplicas não-declaradas, como a do mago Gandalf, por exemplo. Ele é fabricado pela MacQueen Pipes, uma empresa familiar de Ontário, no Canadá, que fabricas ótimos cachimbos, não apenas neste estilo, mas tem esta série como seu carro chefe e campeã de vendas. Para quem quer réplicas exatas e declaradas, também são fabricadas, mas por outras empresas, como foi citado no vídeo que eu mencionei acima.

Aragorn, fumando seu cachimbo incognito, em cena do filme

Trata-se de um churchwarden não muito longo, feito de cerejeira - em vez de briar. É meu primeiro cachimbo feito dessa madeira, e posso dizer que não sinto diferença. É muito bonito e funciona muito bem. Inclusive, a cor da madeira, aliada a um tratamento que a deixa com uma aparência rústica e envelhecida, é linda. Já ouvi dizer que cerejeira tem um padrão de absorção diferente, pode deixar o fumo mais adocicado e durar um pouco menos, mas não vejo problema nisso.

Estou gostando muito do cachimbo. Ele é realmente bom mas, obviamente, a maior graça vem mesmo do modelo e dessa história toda de ser réplica do filme. O design é muito elegante, a engenharia é eficaz, o acabamento é perfeito; enfim, um ótimo produto, feito à mão, e por apenas 60 dólares (também há opção em briar, mais cara). Notem que até a piteira é feita de madeira - algo totalmente novo para mim. Recomendo. Para quem quiser conferir outros modelos, basta procurar pelo site da fábrica. Eles enviam para o mundo todo mas, aqui vai um aviso, e minha única reclamação: por fazer cachimbos tão bons, bonitos, diferentes e acessíveis, eles não dão conta das encomendas. O meu demorou inacreditáveis 6 meses (isso mesmo) para ser entregue. Mas, em compensação, ganhei um crédito no valor de 50 dólares, como pedido de desculpas. Já encomendei outro churchwarden no valor que, se a previsão deles estiver certa, vai demorar "apenas" 2 meses para chegar, pois afirmam ter melhorado o processo de produção.

Eis o Ranger em cerejeira, lindão em seu estiloso pedestal de pedra falsa, adquirido da mesma fábrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário