quarta-feira, 25 de abril de 2012

Meu primeiro Brigham



Na minha busca pelo cachimbo perfeito, resolvi adquirir um Brigham. Por dois motivos: primeiro, porque é a única marca canadense famosa, fundada em 1906. Segundo e mais importante, eu queria muito experimentar o sistema deles. No momento só estou comprando cachimbos com "sistemas", pois meu interesse atual é ter cachimbos que fumem frio e seco, porque já cansei de ficar com a língua irritada e ouvir o cachimbo "gargarejando". Me sinto numa segunda fase, onde já sei fumar e preciso de mais qualidade.

O sistema Brigham é composto por um filtro longo e ôco (ao contrário de outros filtros), que vai dentro da piteira e não obstrui a passagem da fumaça. O segredo é o material: uma fibra vegetal retirada da maple (famosa e típica família de árvores canadenses). E não é que funciona mesmo? Fiquei muito satisfeito, pois a fumaça realmente é mais fria (embora não totalmente), e quase toda a umidade se perde ao longo do filtro. E mais uma coisa curiosa é que ele só precisa ser trocado depois de muito uso, e pode ser lavado e re-utilizado! Não esperava que funcionasse tão bem, por ser um sistema muito simples. Mas funciona!

O modelo que escolhí foi o Algonquin 284, com um imponente fornilho "vulcão". Muito clássico, austero e bonito com acabamento suave. A Brigham faz cachimbos com 1, 2 ou 3 pontinhos de metal na piteira, e quanto mais pontos, melhor a qualidade do briar e mais alto o preço, mas vale notar que os preços deles são muito razoáveis - ainda mais em se considerando a qualidade. Posso recomendar esta marca. Vejam que lindão - e fuma muito bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário