quinta-feira, 29 de março de 2012

Sistema Peterson

Talvez o maior problema enfrentado pelos cachimbeiros seja o aquecimento do fornilho, causado pelo acúmulo de líquido que por sua vez é gerado pela condensação do vapor que é criado durante a queima do tabaco, que tem muita umidade, embora não pareça. Tal aquecimento faz com que a fumaça chegue às nossas bocas muito quente, "queimando" a língua e tirando grande parte do prazer da brincadeira.

Vários fabricantes tentaram dar diferentes soluções para este problema, tanto usando materiais quanto designs diferentes. Muitas soluções não funcionam, outras fazem alguma diferença. Dentre elas, se sobressai a proposta pela Peterson.

A tradicional empresa irlandesa faz lindos cachimbos, de alta qualidade e a preços bem razoáveis, tanto normais quanto os que vamos abordar neste post. Os que vêm com o desenho diferente, visando esfriar o cachimbo sempre trazem a palavra "system" no nome do modelo.

O sistema da Peterson é simples e engenhoso. Como podemos ver do desenho abaixo, ele tem uma espécie de câmara, onde ocorre grande parte da condensação, e o líquido resultante lá se acumula e fica assim separado do tabaco, fora do local onde ocorre a queima, fazendo com que o aumento de temperatura seja bem menor.

Ainda não tive a oportunidade de experimentar um destes mas, assim que tiver, eu escrevo sobre a experiência e se realmente o sistema faz diferença.

Serrado ao meio para mostrar o design interno

Nenhum comentário:

Postar um comentário