domingo, 26 de fevereiro de 2017

Old Tavern, da MacQueen Pipes

Caros confrades, depois de muito tempo sem adquirir cachimbo algum, ontem tive a oportunidade de comprar uma peça fantástica! Não esperava ter um novo MacQueen tão cedo, porque é um complicado comprar diretamente deles (demora demais para chegar, porque eles não mantêm estoques). Mas uma loja de cutelaria da qual sou cliente, inesperadamente, estava oferenco uma grande coleção deles. Uma ótima surpresa! Claro que eu não ia deixar passar a oportunidade e comprei este ótimo Old Tavern, que é mini churchwarden, todo de madeira, com piteira removível, e impressionante em vários aspectos:

- Estilo: não deve ser historicamente autêntico porque, até onde eu sei, na época das tavernas (período bem longo e vago, obviamente, embarcando vários séculos e países diferentes) se usavam mais cachimbos de louça, e de design totalmente diferente. Assim sendo, acho que o nome foi dado apenas como "fantasia". Mas funcionou! Ficou ótimo. Muito bonito e com esse apelo "medieval", ainda que na esfera da fantasia, se eu não estiver enganado.
- Tamanho: simplesmente perfeito! Todo o conforto eprazer de um churchwarden, mas sem ser gigantesco. Obviamente, o que mais chama a atenção é o fornilho - ele sim, realmente enorme. E isso é bom. Cabe muito tabaco. Perfeito para uma longa, calma e relaxante cachimbada.
- Funcinamento: eu não poderia esperar nada melhor! Muito frio e confortável. Novamente, perfeito.


Outras observações: não deve durar muito, porque não é briar (penso que seja birch). Nota-se a leveza e "maciez" da madeira. Mas o preço justifica isso (paguei apenas $34 CAD). Outro ponto que demonstra que a madeira é menos resistente ao fogo: o fabricante teve o cuidado de carbonizar e aplicar um tipo de resina no interior do fornilho, para melhor proteção da madeira (nesta primeira cachimbada, notei que a resina amoleceu um pouco com o calor, e pude sentir o sabor desagradável dela, mas penso que isso seja apenas no começo). Ele quase fica em pé, mas o peso da piteira excedeu apenas em algumas gramas para que isso fosse possível. No mais, nada a reclamar - não que os pontos expostos agora sejam reclamações, mas apenas observações para melhor informação dos confrades.


Enfim, fiquei extremamente feliz com este cachimbo. Estou usando ele agora pela primeira vez e adorando.

3 comentários:

  1. Caro Sr Proprietário desse Blog.
    Meu nome é Josimar e tenho interesse em adquirir um cachimbo Churchwarden meerschaum e eu vi em um de seus posts antigos um que gostei bastante.
    Poderia por favor me enviar um link ou telefone para aquisição ?
    talvez o site onde tenha comprado.
    Desde já agradeço pela ajuda.
    Continue com o blog, ele é bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Josimar,
      Obrigado!
      Eu compro todos os meus cachimbos aqui: https://www.smokingpipes.com/
      Att.,
      Alex

      Excluir
  2. Aceito DOAÇÕES de cachimbos... Iniciei no hobbie há algum tempo já... Mas, infelizmente, a crise me pegou em cheio... Então... Quem tiver largando o hobbie. Quem tiver algum cachimbo bom, que não use mais, etc. Aceito, fumos tbm. Contato: ddjjaa@hotmail.com. Abraço aos irmãos confrades... E, desde já grato.

    ResponderExcluir